quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SOBRE CULTURA E SEUS VÁRIOS CONCEITOS

1.CONCEITO GERAL DE CULTURA
A ANTROPOLOGIA entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Segundo Edward Tylor, cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

2. OS VÁRIOS ASPECTOS DO TERMO
a) Transculturação é o processo que ocorre quando um indivíduo adota uma cultura diferente da sua, podendo ou não implicar uma perda cultural. A transculturação está ligada à transformação de padrões culturais locais a partir da adoção de novos padrões vindos através das fronteiras culturais em encontros interculturais ou migrações transacionais, envolvendo sempre diferentes etnias e elementos culturais. É a transformação de padrões a partir do elemento externo.

b) Enculturação

Este é um processo educativo através do qual os indivíduos
apreendem os elementos da sua cultura, quer informal, quer formalmente. Este processo acontece informalmente de um modo contínuo, seja consciente ou inconscientemente, pois processa-se essencialmente pela imitação e pelo envolvimento com grupos espontâneos, e não instituições sociais.
Família e amigos enculturação informal
Escola enculturação formal

c) Aculturação
A aculturação é, basicamente, o resultado das relações culturais que podem ser de ordem diversa:
Simbiose Cultural
Ocorre quando há coexistência ou convivência entre duas ou mais culturas (sub culturas, por exemplo).
Esta coexistência ou convivência não pode ser ocasional ou temporária.
Osmose Cultural
Ocorre quando, por mais que as culturas sejam diferentes, alguns elementos culturais unificam-se devido a alianças matrimoniais, trocas comerciais, escaramuças e lutas ou guerras.

Fusão Cultural
Ocorre quando os elementos culturais de duas ou mais culturas se misturam de tal modo que dão origem a outra cultura como aconteceu, por exemplo, no México: a cultura azteca nativa fundiu-se com a cultura espanhola invasora dando origem à atual cultura mexicana.
Segregação ou Apartheid (racial e cultural)
Este é o nome que se dá à recusa política de aculturação, provocando uma cisão entre cultura nativa e invasora.
Qualquer um destes fenômenos são absolutamente negativos, tentando deter, em vão, a dinâmica social.

Sincretismo
Ocorre quando se fundem características de divindades e/ou outros elementos religiosos de sistemas religiosos absolutamente diferentes, dando origem a divindades ou elementos novos.

d) Desculturação

É o processo de perda ou destruição do patrimônio cultural, o que pode incluir apenas alguns elementos culturais ou toda uma cultura. Este processo pode acontecer de um modo imperceptível, como acontece com a constante evolução e renovação da língua; ou pode acontecer de modo traumático, como em situações de extermínio e genocídio, que visam acabar com todo um povo e sua cultura, ou "moldá-los" para escravatura.

e) Multiculturalismos (ou pluralismo cultural)
  É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.
f) Intraculturalismo
  Ocorre quando uma cultura assimila completamente outra.

g) Interculturalismo
  Refere-se à interação entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração inserida numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
  A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outras culturas, superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário