DIVERSIDADE RELIGIOSA
“O diálogo inter-religiosos é capaz de
compreender outros vínculos com o mistério e deixar-se enriquecer por ele, sem
quebrar o vínculo com minha tradição religiosa. A medida que eu aprofundo a
minha tradição, mais eu me abro ao outro.”
Faustino Teixeira
1. RELIGIÃO: OBJETO DE
CULTURA
Como um fenômeno humano, a religião
é estudada pela Teologia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia ...
-
PODEMOS
DELIMITAR O INÍCIO DO SENTIMENTO DE RELIGIOSIDADE?
“Funerais em que os mortos eram sepultados
com flores ou amuletos são indícios claros de manifestações religiosas, talvez
as mais antigas na história da humanidade”, diz o historiador Walter
Burkert, da Universidade de Zurique (Suíça), autor do livro “A criação do
sagrado”
2. DEFINIÇÕES DE
RELIGIÃO
·
Vem de RE-LEGERE (RE-LER): considerar o que
pertence ao culto divino, ler de novo, ou então reunir;
·
Ou
ainda, RE-LIGARE (re-ligar): ligar
o homem de novo a Deus. O homem vai a Deus e Deus vai ao homem;
·
Agostinho
fala em REE-LIGERE (re-eleger): tornar a escolher Deus, perdido pelo
pecado.
·
Batista
Mondin define religião como “um conjunto de conhecimentos, de ações e de
estruturas com que o homem exprime reconhecimento, dependência, veneração em
relação ao Sagrado”
3. ELEMENTOS
CONSTITUTIVOS DA RELIGIÃO
a)
DOUTRINA (crença, dogma): toda religião tem sua
doutrina, que fala sobre a origem de tudo: sentido da vida, da dor, da matéria,
do além.
b)
RITOS (cerimônias): o homem não vive sem símbolos, sem ritos,
sem estruturas visíveis. Os ritos unem os homens de uma determinada comunidade
religiosa.
c)
ÉTICA(leis): cada religião traz consigo as consequências de
sua doutrina, ensinando o que é
certo e o que é errado, dentro de sua
cosmovisão. Os preceitos mais importantes são: lei da natureza, lei do amor e
lei do bom senso.
d)
COMUNIDADE OU ADEPTOS: toda religião tende a formar uma
comunidade, tende a manifestar a sua fé junto de outros. Não de trata de um
sentimento individualista.
e)
RELAÇÃO EU-TU – é a relação da pessoa com um diferente,
um Tu mais elevado, superior. Toda religião antes de possuir ritos e doutrinas
é uma relação pessoal com Deus.
4. TIPOS DE RELIGIÕES
a.
PRIMITIVAS: Animismo, Politeísmo, Xamanismo,
Totemismo
b.
SAPIENCIAIS: Hinduísmo, Budismo
c.
PROFÉTICAS: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo
d.
ESPIRITUALISTAS: Espiritismo, Cultos Afro Brasileiros e
Umbanda
A) RELIGIÕES PRIMITIVAS
·
Primitivas
é o nome dado às crenças religiosas e as
práticas daquelas tradicionais, muitas vezes isoladas, que não tenham se desenvolvido tecnologicamente.
·
Incluem
as religiões tradicionais da África, Oceania, algumas regiões da Ásia e os
povos primitivos das Américas (indígenas).
O ANIMISMO
·
Manifestação
religiosa na qual se atribui a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua,
estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha),
a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenômenos
naturais (chuva, vento, dia, noite) um princípio vital e pessoal, chamado de
"ânima“ (alma).
·
Todos
esses elementos são passíveis de possuírem: sentimentos, emoções, vontades ou
desejos, e até mesmo inteligência.
·
"Todas
as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", ou
"Todas as coisas têm ânima”. (alma)
O POLITEÍSMO
·
Do
grego polus= vários + théos= Deus)
Religião que admite vários deuses.
·
Consiste
na crença em mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou
indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e
independente.
·
Exemplos: Religião Grega,
Egípcia, Asteca, Maia, Hinduísmo etc.
O TOTEMISMO
·
Os
adeptos se julgam associados a seres animais e vegetais ou mesmo a fenômenos e
elementos naturais como o sol, a água, o trovão, o raio, etc.
·
Todos
se crêem ligados entre si, na pessoa de um antepassado heróico, que tanto pode
ser um homem, como um animal, como uma planta.
·
Formam-se
assim agrupamentos, clãs, mais ou menos numerosos denominados, por exemplo: clã
do corvo, clã da serpente, clã do pinheiro, etc.
·
Adoradores
de símbolos, brasões ou armas que cada família faz. O brasão era pintado ou
cravado na maioria dos objetos usados.
O XAMANISMO
·
É
uma experiência mística própria de religiões primitivas, centrada na pessoa do
xamã, que se acredita capaz de curar e de se comunicar com os espíritos.
·
O
xamã exerce as funções de curandeiro, sacerdote e condutor de almas.
·
Os
povos que admitem o xamanismo acreditam que a doença é provocada pela perda da
alma.
·
Assim,
o xamã deve de início descobrir onde se encontra a alma perdida ou sequestrada
por algum espírito do mal.
O PANTEÍSMO
·
Etimologicamente falando, o termo
panteísmo deriva das palavras gregas pan
("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que
está em tudo,ou a de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos
divinizados da natureza e do universo.
B) RELIGIÕES SAPIENCIAIS
CONCEITO - São
aquelas que se baseiam na sabedoria humana e na experiência da vida.
·
Em
geral, mostram ao homem um caminho a seguir, acentuando a meditação e a
sabedoria.
·
Às
vezes, nessas religiões, é difícil discernir o que é religião e o que é
filosofia ou sabedoria.
·
Acentuam
a compaixão, a contemplação, o autoconhecimento, possuindo, de modo genérico,
um elevado ideal ético.
O BUDISMO
·
Sistema
ético, religioso e filosófico fundado
pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI. O
relato da vida de Buda está cheia de
fatos reais e lendas, as quais são
difíceis de serem distinguidas
historicamente entre si.
·
O
Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o
nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental
e de uma forma correta de vida. Também crêem na lei do carma, segundo a qual,
as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é
baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
•
A existência implica a dor -- O nascimento, a
idade, a morte e os desejos são sofrimentos.
•
A origem da dor é o desejo e o afeto -- As pessoas buscam
prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento.
•
O fim da dor -- só é possível com
o fim do desejo.
•
A Quarta Verdade -- se prega que a
superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:
–
Compreensão correta
–
Pensamento correto
–
Linguagem correta
–
Comportamento correto
–
Modo de vida correto
–
Esforço correto
–
Desígnio correto
–
Meditação correta
HINDUÍSMO
·
É
uma das religiões mais antigas do mundo.
·
Eles
acreditam que nós temos muitas vidas diferentes, e que nós aprendemos lições
espirituais através da nossa experiência na terra.
·
Acreditam
em karma, que é um sistema que cada ação feita aqui na terra será refletida de
alguma forma no nosso futuro.
·
A
pessoa comete um ato bom ou ruim, não parece ter resultado imediatamente no
presente, mas no futuro seus atos irão refletir em coisas boas ou ruins
·
O
hinduísmo estabeleceu as bases para muitas outras correntes religiosas e
filosóficas e passou por várias etapas, desde o hinduísmo védico, bramânico e
filosófico, até certos movimentos sectários e reformadores, entre os quais se
incluem o budismo e o jainismo, surgidos no século VI a.C.
C) RELIGIÕES PROFÉTICAS
·
Por
“religiões proféticas” entendemos aquelas em cuja origem se encontra um
profeta, que comunica a revelação recebida de Deus e denuncia as injustiças.
·
Por
“profeta” entendemos um porta-voz de Deus.
·
Também chamadas religiões
monoteístas (do grego
mónos, "único" e theos, "Deus”) É a crença em um só Deus,
diferente do politeísmo que conceitua a natureza de vários deuses.
·
JUDAÍSMO,
CRISTIANISMO E ISLAMISMO
D) RELIGIÕES
ESPIRITUALISTAS
·
Espiritualistas
são as que seus seguidores acreditam na manifestação e intervenção dos
espíritos.
·
Acreditam
que cada ser neste Universo é conectado de alguma maneira à um centro poderoso
fora desta planeta. Eles acreditam que parte das pessoas vivem depois da morte
e conseguem se comunicar com pessoas que
já morreram através de um médium.
·
Os
Espiritualistas recebem mensagens de pessoas mortas ou do passado;
·
Há
também uma crença de que curam.
ESPIRITISMO
·
Origem
- no século 19 um fenômeno agitou a Europa: “as mesas girantes”. Nos salões
elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas
reportagens, pois moviam-se, erguiam-se no ar e respondiam a questões mediante
batidas no chão .
·
O
fenômeno chamou a atenção de um pesquisador sério : Hippolyte Leon Denizard
Rivail.
·
Rivail,
pedagogo francês, adepto de rigoroso método de investigação científica, não
aceitou de imediato os fenômenos das mesas girantes, mas estudou-os
atentamente, observou que uma força inteligente as movia e investigou a
natureza dessa força, que se identificou como: os “Espíritos dos homens”
que haviam morrido.
·
Rivail
fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e
codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão. Assim nasceu O Livro dos
Espíritos. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan
Kardec. A Doutrina codificada por ele tem caráter científico, religioso e
filosófico.
·
Segundo
a visão espírita, os fenômenos mediúnicos são registrados em diversos lugares e
épocas da História, desde a Antiguidade, sob diversas formas. Como exemplo
dessa visão de realidade religiosa, refere-se:
o
A
prática ancestral de culto aos antepassados
o
Na cultura da Grécia Antiga, a crença em que
as almas dos mortos habitavam o submundo e que era possível entrar em contacto
com eles
o
Os
povos Celtas acreditavam que os espíritos regressavam ao mundo dos vivos em
certas ocasiões
o
Os
xamãs dos povos "primitivos" da Ásia e Oceania, também afirmam ter o
dom de comunicação com o além.
·
O
espiritismo, apesar das diversas variações, de um modo geral fundamenta-se nos
seguintes pontos:
o
Crença
num mundo dos espíritos;
o
Possibilidade
de os vivos entrarem em contacto com o espírito dos mortos;
o
Essa
comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades -
os médiuns, como por exemplo a chamada "escrita automática"
(psicografia).
UMBANDA
·
É
uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza
elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o
espiritismo e as religiões afro-brasileiras.
·
ORIGEM: No período colonial chegaram ao Brasil os
primeiros africanos de origem Yorubá, um povo que ocupava a região onde hoje
ficam Nigéria, Benin e Togo.
·
A
religião dos Yorubás era o candomblé, mas eles aportaram no Brasil como
escravos e não podiam cultuar suas divindades livremente - a religião oficial era o catolicismo.
·
Por
causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os
santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente. Como os santos
católicos são bem numerosos, existem divindades que são identificadas com mais
de um santo. Por exemplo: Oxossi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a
São Sebastião.
·
A
palavra Umbanda é derivada da palavra AUM-(Deus)BHAN (conjunto)-DAN
(leis) - que significa o Conjunto
das Leis Divinas.
·
Orixás, dentro do culto Umbandista são espíritos
de grande força espiritual, de grande luz, que trabalham sob as ordens de um
determinado Orixá. A cada Orixá está associada uma personalidade e um
comportamento. Cada pessoa recebe a influência do Orixá que será seu protetor
por toda a vida.
CANDOMBLÉ
·
O
candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em
que os negros desembarcaram para serem escravos, cultua os Orixás e tem origem
familiar e tribal.
·
A
origem do Candomblé se deu na cidade de Ife na África, e foi trazida para o
Brasil pelos negros Yorubas.
·
Candomblé
é uma palavra derivada da língua bantu: ca [ka]= uso, costume - ndomb =negro, preto e lé=lugar, casa,
terreiro e/ou pequeno atabaque.
·
A
reunião dos três vocábulos resulta em "lugar de costume dos negros“.
·
O
candomblé tem como objetivo a adoração aos Orixás, considerados como espíritos
da Natureza, provenientes dos elementos terra, fogo, água e ar.
·
São
deuses guerreiros, protetores da caça, da maternidade, dos reis e rainhas da
África, e outros, que vivem nos corações de seus descendentes.
·
CURIOSIDADE SOBRE O CANDOMBLÉ
o
No
tempo da escravidão, os escravos faziam muitas oferendas ao Orixá Exu, para que
este abrisse os caminhos dos escravos que tanto sofriam. Mas a igreja católica,
junta com os senhores de engenho, que obrigava os escravos a seguirem o
catolicismo, descobriram este Orixá, e, o associaram ao Demônio da igreja
católica. Sendo que depois disso, a imagem de Exu ficou bastante deturpada,
onde hoje, aqui no Brasil, o Orixá Exu,
ainda é associado a um Demônio que não existe.
Diferenças
entre o Candomblé e a Umbanda:
·
Um
terreiro de Umbanda que tem, lado a lado, imagens de santos católicos (estes
representando os orixás) e imagens das entidades (marinheiros, caboclos
ameríndios, pretos-velhos, crianças, etc);
·
Em
terreiros de candomblé cada orixá tem seu lugar, como por exemplo um quartinho,
onde ficam os objetos do orixá.
·
A
música também é bem diferente, uma vez que no Candomblé vai depender de que
nação é, já na Umbanda os cânticos são todos cantados em português.
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